O recente anúncio da Fifa de que a próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol será em 2027 poderá fazer com que a Rainha Marta reveja a decisão de se despedir da seleção brasileira em dezembro deste ano, como havia anunciado anteriormente.
A atacante de 38 anos, eleita por seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, já admite rever seus planos e adiar sua aposentadoria para depois do Mundial de 2027.
“Muita coisa pode acontecer e eu prefiro viver um dia de cada vez. Eu dei minha declaração com relação à seleção no começo desse ano, mas tem uma Copa do Mundo vindo aí, e se eu não estiver em campo eu vou estar aqui no Brasil, jogando com elas de qualquer maneira. Porque eu sempre sonhei em jogar uma Copa do Mundo aqui no Brasil”, afirmou entre lágrimas durante entrevista coletiva às véspera do amistoso do dia 1 de junho, quando a camisa 10 da equipe verde e amarela marcou dois dos quatro gols contra a Jamaica, que não balançou as redes.
Foto: Lívia Villas Boas/CBF
Caso decida voltar atrás, Marta continuará na seleção até os 41 anos, mesma idade com que Formiga deixou os campos depois da Copa de 2019, na França. A veterana, que se prepara para disputar em Paris a sexta Olimpíada da carreira, é a estrela do elenco dirigido por Arthur Elias. Mesmo incumbido da missão de renovar a seleção brasileira, o treinador tem testado vários esquemas táticos para aproveitar melhor o potencial da veterana.
“Vamos viver um dia de cada vez. Vamos falar dos próximos passos, a gente tem uma Olimpíada e nesse momento o meu foco é fazer o meu melhor para estar tendo a oportunidade de, de repente, representar o Brasil em mais uma grande competição”, projetou Marta.
O Brasil ainda busca uma inédita medalha de ouro na Olimpíada. A versão feminina do futebol está no programa olímpico desde Atlanta-1996. Em edições anteriores, as brasileiras obtiveram as pratas em Atenas-2004 e em Pequim-2008.
Comments