top of page
bruxellasproducoes

Niterói e Rio se unem para disputar o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos-2031

Qual será a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, que vão suceder os de Lima-2027? Há boas possibilidades de que o maior evento poliesportivo das Américas em 2031 aconteça no Brasil, no Rio de Janeiro ou em São Paulo. As duas metrópoles brasileiras serão candidatas a sediar a 21ª edição dos Jogos Pan-Americanos-2031. São Paulo, sede dos Jogos de 1963, lançou sua candidatura em outubro do ano passado. Na semana passada, foi a vez do Rio lançar sua candidatura, que, na verdade, foi idealizada pelo prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves.  



     Em suas redes sociais, Neves manifestou o desejo de ver sua cidade sediar o evento, mas em parceria com o Rio. Ao saber da proposta, o prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, embarcou no projeto. Agora, na próxima semana, ambos irão  formalizar a pré-candidatura junto ao Comitê Olímpico do Brasil, o COB.   

     Niterói fica na área metropolitana e se liga ao Rio pela Ponte Rio-Niterói. As duas cidades compartilham a Baía de Guanabara, em cujas margens se situam tanto as belas praias cariocas quanto as niteroienses. O Rio tem expertise em megaeventos esportivos, por já ter sediado os Jogos Pan-Americanos de 2007, os Jogos Mundiais Militares de 2011, jogos e a final da Copa do Mundo de 2014 além das Olimpíadas de 2016.  As pré-candidatas brasileiras terão pela frente uma adversária, Assunção do Paraguai, também interessada no evento de 2031.   

Os Jogos Pan-Americanos incluem atletas de países das Américas do Norte, Sul e Central, além do Caribe. Na última edição, em Santiago-2023, tomaram parte do evento 41 nações. A cidade organizadora do Pan-Americano tem de organizar também no mesmo ano, e com igual estrutura, os Jogos Parapan-Americanos. 

Em relação à candidatura de São Paulo, a prefeitura informou por nota que já apresentou ao COB uma carta de intenções durante as Olimpíadas de Paris e que conta com uma  equipe formada por servidores de várias secretarias para planejar o evento. A prefeitura paulistana argumentou que sua cidade já  recebeu grandes torneios esportivos, como a abertura da Copa do Mundo de 2014, tem estrutura para sediar o evento e vai passar por modernização para atender a população e visitantes.  

No caso da parceria Rio-Niterói, a elaboração do projeto conjunto caberá ao secretário municipal de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, e à vice-prefeita eleita de Niterói, a atleta olímpica Isabel Swan, medalhista de bronze em iatismo, na classe 470, nas Olimpíadas de Pequim-2008.   

A candidatura Rio-Niterói terá de ser oficializada junto à Panam Sports, entidade organizadora dos Jogos até o fim de janeiro de 2025. Entretanto, pelas regras da instituição, cada país só pode inscrever uma candidatura, que teria de apresentar quatro cartas: do COB, da União, do governo estadual e da prefeitura — no caso, das duas prefeituras.  

Diante da existência de duas pré-candidaturas, o COB fará uma assembleia para escolher uma delas. A escolhida terá de fazer à Panam Sports o pagamento de  US$50 mil (cerca de RS 290 mil), reembolsáveis em caso de derrota. As duas cidades terão até 30 de abril para apresentar um dossiê de candidatura, detalhando onde seriam as competições e a nova Vila Pan-Americana, com capacidade para receber sete mil hóspedes, entre atletas, técnicos e árbitros. A escolha definitiva da cidade-sede será nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, em  assembleia da Panam Sports, em Assunção.   

    

 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page