“O nosso jogo da semana 1 em São Paulo fez parte de um extraordinário início de temporada regular de 2024. Nossa primeira partida na América do Sul representa um passo significativo em nossa expansão global, e estamos ansiosos para continuar esse crescimento no Brasil e em toda a região nos próximos anos”, frisou o diretor-administrativo da NFL Internacional, Gerrit Meier.
O comentário do dirigente da NFL, a respeito do jogo Philadelphia Eagles 34 x 29 Green Bay Packers, no dia 6 de setembro, na Arena Corinthians, em São Paulo, dá bem a medida do que a primeira partida da história da liga profissional de futebol americano no Hemisfério Sul, valendo pontos para o campeonato, representou para aquela entidade desportiva. De acordo com balanço divulgado por dirigentes da NFL, os torcedores brasileiros corresponderam às expectativas da liga, e o evento foi muito bem sucedido em termos de público e de movimentação financeira. Isso aumenta a confiança dos torcedores brasileiros, de que futuramente poderá haver outras partidas oficiais do campeonato no país.
O evento, realizado na véspera do Feriado de Independência de 7 de setembro, atraiu 47.236 fãs pessoas ao estádio, esgotando os ingressos em menos de duas horas. A organização, que inclui não apenas a NFL, mas a prefeitura de São Paulo e outras entidades, estima que a estreia da liga americana no Brasil tenha causado um impacto econômico de R$300 milhões.
Pesquisas do Ibope Repucom dão conta de que 35% dos brasileiros se declaram fãs do esporte da bola oval, ou seja, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Além disso, nos últimos dez anos, desde 2014, ocorreu um aumento no número de fãs brasileiros da modalidade na ordem de 310%.
O evento esportivo foi um sucesso também no que diz respeito às transmissões ao vivo pela TV e pela Internet. O jogo foi sintonizado nos Estados Unidos por 14 milhões de aparelhos por meio da plataforma de streaming Peacock, que fez a transmissão exclusiva para aquele país. Foi o segundo maior resultado em audiência da história do Peacock, serviço pertencente à NBCUniversal e que conta com 33 milhões de assinantes nos EUA. Os números foram muito celebrados por executivos da NBCUniversal, já que há 50 anos uma partida da liga não era disputada em uma sexta-feira.
Em relação à TV e a à Internet brasileiras, foi muito evidente o sucesso da CazeTV, primeira parceira de transmissão via streaming ao vivo da NFL no Brasil, que registrou 1,4 milhão de dispositivos conectados durante a transmissão. Além disso, as redes sociais da CazéTV contaram com mais de 80 milhões de visualizações durante a semana da partida.
Na TV brasileira, a RedeTV! exibiu o jogo entre Packers e Eagles pela TV aberta e registrou audiência de 0,5 ponto percentual. Já na TV fechada, a ESPN obteve a terceira maior audiência do canal em um jogo da NFL, liga que transmite há mais de 20 anos, com 224% a mais do que a média das partidas da temporada regular em 2023/2024.
Nas redes sociais, o evento esportivo também foi bem-sucedido. Foi o melhor desempenho de uma primeira semana da NFL nos últimos cinco anos, com recordes de crescimento, interações e visualizações.
Além dos públicos no estádio, na TV e via Internet, o jogo histórico teve importantes eventos paralelos, como a NFL Experience, que atraiu mais de 25 mil pessoas para várias atividades no Parque Villa-Lobos, na capital paulista. Outro evento foi a corrida NFLRun, que reuniu 7,2 mil corredores que representavam todas as 32 franquias da liga. O NFL Flag Community Day, por sua vez, apresentou o futebol americano a 400 crianças brasileiras no Parque Ceret, em São Paulo, e a NFL Foundation e o Philadelphia Eagles doaram US$50.000 a grupos locais com projetos voltados ao público jovem.
コメント