Começou a temporada brasileira de basquete 2024/2025. No Torneio de Abertura NBB, em disputa na Arena Nilson Nelson, na Capital Federal, o Flamengo derrotou o Botafogo nesta segunda-feira, dia 30, por 88 a 61, pelo Grupo A da competição. Com isso, o rubro-negro avançou à semifinal como primeiro colocado de sua chave.
Também na segunda, pelo Grupo B, o Vasco estreou vencendo o Caxias do Sul por um placar apertado: 84 a 82. Na primeira rodada, no domingo, o Flamengo bateu o Brasília por 91 a 76, e o Minas superou o Caxias por 79 a 68.
O objetivo do hexagonal é preparar os times para o Novo Basquete Brasil (NBB), competição masculina mais importante do país. O torneio de Abertura NBB substitui os Estaduais, não realizados este ano, exceto no Estado de São Paulo. Pelo regulamento do Abertura NBB, os dois primeiros colocados da chave se classificam para as semifinais nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 15h, também no Nilson Nelson.
O clássico carioca reeditou as oitavas de final do último NBB, válido pela temporada 2023/2024. O vencedor de agora foi o mesmo daquele confronto anterior: o Flamengo. O rubro-negro já vem de quatro amistosos durante excursão à Espanha, ao passo que o Botafogo entrou em quadra pela primeira vez na temporada. O cestinha da partida foi Johnson, do Flamengo, com 15, e o melhor marcador alvinegro foi Thomas, com 12. Outro destaque rubro-negro foi o ala Jhonatan Luz, com 9 pontos.
“Começamos muito bem na defesa, sentimos a falta do Gui (Deodato, com problemas estomacais) hoje (nesta segunda), mas sabíamos que tínhamos de nos doar um pouquinho a mais, para suprir a ausência. Fizemos o nosso trabalho de defender bem, as bolas caíram, jogamos muito bem no ataque, isso fez abrir uma diferença boa que soubemos manter.”
Para o ala rubro-negro, o Abertura NBB é muito importante, porque o grupo fez uma pré-temporada na Espanha:
“Agora, jogar contra os times que vamos enfrentar (no NBB) faz toda a diferença para pegarmos o ritmo, saber contra quem vamos jogar, saber os jogadores novos que tem no campeonato e nos preparar muito bem para o campeonato do NBB em si.”
Pelo Botafogo, o pivô Mathias, que marcou 7 pontos, lamentou a falta de entrosamento do time, que ainda está em formação.
“Faltou um pouco de ritmo. Esta é a quarta semana de treinos e a primeira partida amistosa. O Flamengo vem de uma intensidade muito grande, com amistosos na Europa e aqui no Brasil”, argumentou. “Foi uma boa experiência, uma partida dura, sabíamos da qualidade e força que tinha do outro lado. Jogamos até onde deu contra o Flamengo, eles ficaram mais de pé, com mais físico e abriram uma vantagem que ficou difícil de recuperar.”
Também nesta segunda-feira, Vasco e Caxias do Sul fizeram um duelo equilibrado até o último segundo na segunda partida do time gaúcho e na primeira do time carioca, que venceu de virada. Já o Caxias, com duas derrotas, vai disputar o quinto lugar com o terceiro da Chave A nesta quinta. O ala Shamell, americano da equipe gaúcha, foi o cestinha do duelo com 30 pontos. O cestinha vascaíno foi o ala-pivô Paulichi, com 17 pontos, além de 9 rebotes.
“Foi um jogo bom, foi um jogo difícil. Dá para ver que ainda não estamos na nossa melhor forma, na nossa melhor química ainda. Muitos erros para corrigirmos, mas o mais importante é que saímos com a vitória do jeito que dava. Foi uma característica que conseguimos manter. Muita gente não jogou bem, mas conseguimos nos desdobrar para ganhar o jogo”, reconheceu o camisa 13 do Vasco, que considerou o torneio importante na preparação para o restante da temporada.
Pelo Caxias do Sul, o ala Isaac, autor de 15 pontos, explicou que a equipe está no início de um trabalho ainda muito recente e ainda não treinou com todos os jogadores:
“Para nós, está sendo um baita campeonato aqui, para avaliarmos a experiência de como estamos jogando, levar isso para a Caxias, treinar lá, melhorar para começarmos bem o NBB.”
Comments