top of page
bruxellasproducoes

Disputa entre São Paulo e Rio-Niterói para sede dos Jogos Pan-Americanos segue acirrada

Está esquentando a disputa entre as pré-candidaturas de São Paulo e do Rio de Janeiro/Niterói pelo direito de representar o Brasil na luta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai anunciar no próximo dia 29 de janeiro qual das pré-candidatas será oficializada para representar o Brasil contra Assunção, do Paraguai, a outra candidata a organizar os Jogos.  

Foto: Rafael Bello/ COB


    Pelo regulamento da PanamSports, a entidade organizadora do evento, cada país pode indicar apenas uma cidade. A escolha da sede pan-americana será anunciada em agosto do ano que vem, em Assunção.  

        Recentemente, durante a entrega do Prêmio Paralímpicos, no qual o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) homenageou os melhores da temporada de 2024 na capital paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestou publicamente seu apoio às pretensões paulistanas. 

    "Vamos lá, nós vamos brigar pra trazer pra cá. São Paulo é São Paulo", enfatizou o governador. “A gente (governo de São Paulo) tá inclusive investindo na recuperação dos nossos equipamentos esportivos para isso, então a gente tá concluindo a obra do Mário Covas, a gente vai iniciar agora a recuperação do Ícaro, eu tenho certeza que era uma recuperação aguardada. A gente vai fazer depois a recuperação de todo complexo do Ibirapuera." 

    Outro ponto do projeto paulistano, segundo Tarcísio, será a utilização das instalações do Centro de Treinamento Paralímpico.  

    “E aí começando agora com esse projeto de engenharia do velódromo, que vai ser super importante, isso vai dar a capacidade para nós já brigarmos por mais competições, mais eventos e eu tenho certeza que quem ganha com isso é o estado de São Paulo", completou Tarcísio. 

    Do lado da candidatura de Rio de Janeiro e Niterói, o prefeito carioca, Eduardo  Paes, e o prefeito eleito niteroiense, Rodrigo Neves, receberam recentemente o apoio formal à iniciativa, por parte do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro.    O secretário municipal de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, e a vice-prefeita eleita de Niterói e medalhista olímpica, Isabel Swan, pretendem encaminhar uma proposta técnica ao COB até 16 de janeiro. Um comitê, cujos integrantes serão anunciados neste mês, se reunirá semanalmente para tocar o projeto da pré-candidatura.  

    A princípio, a proposta técnica terá como linhas básicas: “motivação e visão de futuro”, “infraestrutura e logística” e “fonte de financiamento e garantias governamentais”. O ponto forte da candidatura Rio-Niterói deve ser o legado dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 e das Olimpíadas Rio-2016, conforme explicou Schleder. 

    “O Pan será realizado como um legado dele mesmo. Desde 2007 a cidade do Rio de Janeiro mantém instalações olímpicas de alto padrão, como o Parque Aquático Maria Lenk, hoje usado como Centro de Treinamento pelo COB. Além disso, outras foram construídas para os Jogos Olímpicos de 2016”, declarou Schleder. “Também é uma oportunidade de uso das ótimas instalações que Niterói mantém, como o Complexo Esportivo Caio Martins. Por fim, Niterói é uma cidade que sempre revelou diversos atletas. Inclusive grandes medalhistas olímpicos como a Lars e o Torben Grael, e a vice-prefeita eleita de Niterói, a Isabel Swan”. 

    Do lado de São Paulo, atletas de renome, medalhistas olímpicos, vêm-se manifestando publicamente no apoio à pré-candidatura paulistana, caso de Arthur Zanetti, da ginástica, ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016. 

    “São Paulo. A maior cidade do Brasil, da América Latina, do Hemisfério Sul. A quarta maior cidade do mundo. A megalópole que congrega povos e infinitas culturas e retribui com oportunidades. São Paulo é, também, a casa do esporte olímpico brasileiro. É o maior celeiro de medalhistas olímpicos e mundiais do país. É hora de SP voltar a ser a casa do esporte nas Américas. Eu apoio a realização dos Jogos Pan-americanos 2031 em São Paulo. Existe Pan em SP!”, publicou o atleta em seu Instagram.  

        O COB fará sua escolha entre São Paulo e Rio-Niterói  em votação em Assembleia Geral Extraordinária no dia 29 de janeiro, no Auditório do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio. Vão votar 33 confederações, 19 atletas e os dois membros brasileiros do COI (Comitê Olímpico Internacional). O nome da cidade candidata precisa ser entregue à PanAm Sports até 31 de janeiro. A pré-candidatura que obtiver maioria simples entre os 54 votantes será a representante do país. 

     O Pan de 2027 vai ser realizado em Lima, no Peru, que já havia sido sede do evento em 2019. Entrou como cidade substituta, depois que Barranquilha, na Colômbia, não cumpriu os compromissos firmados com a PanAm Sports e perdeu o direito de realizar os Jogos. O último Pan, em 2023, foi em Santiago, no Chile. 

 

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page