Apontado no fim do ano passado em pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a instituição mais confiável perante os brasileiros, o Corpo de Bombeiros tem outras conquistas a comemorar. A instituição, que além do tradicional combate a incêndios, realiza também serviços de proteção, prevenção, busca e resgates, acaba de dar mais um motivo para o orgulho nacional. Neste fim de semana, os militares brasileiros conquistaram 6 ouros, uma prata e dois bronzes nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros (World Police and Fire Games 2023).
O major Miguel Morone, foi o primeiro a subir no alto do pódio ao completar em primeiro lugar os 21 quilômetros do percurso da Meia Maratona . Com o tempo de 1 hora, 8 minutos e 09 segundos conquistou o bicampeonato da modalidade e as três primeiras medalhas de ouro para o Brasil; primeiro lugar geral, na categoria e por equipes.
Foto: Divulgação/ CBMERJ
Morone ficou a apenas 10 segundos do recorde mundial. Mas, também neste domingo (30), um outro atleta da delegação brasileira brilhou nas piscinas. O major Valeska Cruz conquistou o ouro no revezamento 4x50m livre, nos 100m borboleta e nos 100 m livre e ainda quebrou dois recordes da competição. O também major Eduardo Mugayar levou a prata no revezamento 4x 50m e o sargento Filipe Pereira, o bronze, nos 400 m livre.
No sábado (29), o capitão Anndrio Couto, também tinha conquistado o bronze na disputa do Circuito de Ciclismo dos Jogos.
A conquista dos militares foi valorizada pelo comandante-geral do CBMERJ, Leandro Monteiro. “Os resultados nos orgulham e inspiram. Estamos no caminho certo. O condicionamento físico é primordial para o sucesso da missão, seja no esporte ou no serviço operacional”, disse o coronel.
Efetivamente os Jogos são uma oportunidade de intercâmbio e entretenimento para os cerca de 8500 membros das Forças de Segurança e Defesa Civil de mais de 50 países que participam da competição e, também, uma chance de mostrar ao mundo as habilidades físicas tão necessárias a esse tipo de profissão.
A equipe brasileira, que conta com 11 atletas, 8 homens e 3 mulheres, vai disputar ao todo cerca de 50 provas em modalidades que vão do arremesso de peso às disputas de habilidades profissionais como o Muster, o Stair Race e o Ultimate Firefighter, única disputada em três dias.
Os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros 2023 vão até o dia 6 de agosto e são o maior evento esportivo já realizado em Manitoba, uma das dez províncias do Canadá.
Embora tenha uma grande importância como evento, já que em termos de tamanho fique atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a competição foi recebida com reservas por parte população de Winnipeg, sede dos Jogos e capital da província. Temerosos de que ela pudesse aumentar a violência e desviar recursos e atenção importantes para solução de problemas considerados urgentes para população da cidade, moradores chegaram a realizar movimentos de oposição à realização dos Jogos.
Imagem: CityNews
Mas, independentemente dos protestos, a cerimônia de abertura, no último dia 28, e as competições, abertas ao público, têm movimentado a cidade e, segundo o canal do YouTube CityNews, pertencente ao grupo de comunicação canadense de mesmo nome, promete gerar um impacto econômico positivo estimado em US$ 85 milhões.
Comments