top of page

COI inova e abre espaço para liderança feminina

Kirsty Coventry, ex-nadadora olímpica do Zimbábue, fez história ao ser eleita a 10ª Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Aos 41 anos, Coventry foi escolhida em votação secreta entre sete candidatos, durante a 144ª Sessão do COI, realizada em Costa Navarino, na Grécia, nesta quinta-feira, dia 20 de março. Seu mandato terá duração de oito anos. Trata-se da primeira mulher, da primeira cidadã africana e da dirigente mais jovem a ocupar este cargo em toda a história do COI.

A presidente eleita Coventry sucede Thomas Bach, que ocupou o cargo desde 2013 e foi reeleito em 2021. Na primeira rodada de votação, Coventry recebeu 49 votos, exatamente o número necessário para a maioria dos 97 votos válidos. Ela se tornará a primeira mulher e a primeira africana a liderar o COI. "Tenho muito orgulho de me chamar de zimbabuana e de ter crescido lá, de minha mãe ter nascido lá, minha avó", disse ela ao Olympics.com após a eleição. "E, [minha mensagem] para a África: este é o nosso momento."

Coventry assumirá o cargo após a transição com Bach no Dia Olímpico, 23 de junho. Bach, que permanece no cargo até lá, também renunciará ao seu posto como membro do COI após a transferência de poder e assumirá o papel de Presidente Honorário.

"Este é um momento extraordinário. Quando eu era uma menina de nove anos, nunca pensei que estaria aqui um dia, tendo a chance de retribuir a este nosso incrível Movimento", disse Coventry à Sessão em seu discurso de aceitação.

"Esta não é apenas uma grande honra, mas um lembrete do meu compromisso com cada um de vocês de que liderarei esta organização com muito orgulho, com os valores no centro. E farei com que todos vocês se sintam muito, muito orgulhosos e, espero, extremamente confiantes na decisão que tomaram hoje. Agora temos trabalho a fazer juntos. Esta corrida foi uma corrida incrível e nos tornou melhores, nos tornou um Movimento mais forte."

A presidente eleita supervisionará os Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 como seus primeiros Jogos Olímpicos, com menos de 11 meses para a Cerimônia de Abertura. Thomas Bach expressou suas felicitações à sua sucessora: "Parabéns a Kirsty Coventry por sua eleição como a 10ª Presidente do COI. Acolho calorosamente a decisão dos membros do COI e espero uma forte cooperação, particularmente durante o período de transição. Não há dúvida de que o futuro do nosso Movimento Olímpico é brilhante e que os valores que defendemos continuarão a nos guiar nos próximos anos."

A recém-eleita Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, traz consigo uma vasta experiência tanto no mundo esportivo quanto na esfera política. Atualmente, ela é membro do COI e Ministra do Esporte, Artes e Recreação do Zimbábue, cargo que ocupa desde 2018. Além disso, serviu como Vice-Presidente da Federação Internacional de Surfe de 2017 a 2024.

Natural de Harare, Coventry competiu em cinco edições dos Jogos Olímpicos. Desde sua estreia em Sydney 2000 até sua última participação no Rio 2016, conquistou um total de sete medalhas olímpicas: duas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Seus ouros vieram nos 200 metros costas em Atenas 2004 e Pequim 2008. Nenhum outro atleta africano conquistou tantas medalhas olímpicas quanto ela.

O impressionante currículo esportivo de Coventry não se limita aos Jogos Olímpicos. Durante sua carreira, também obteve três medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais de longa distância e quatro títulos em campeonatos de curta distância. Além disso, adicionou ao seu palmarés um ouro nos Jogos da Commonwealth e incríveis 14 ouros nos Jogos Africanos.

 
 
 

Comments


Contato  

Bruxellas Produções

Tel. +55 21 983740568

sportsm.bruxellas@gmail.com

Horário

Seg - Sexta 11:00 - 18:30

Saturday 11:00 - 17:00

Sunday 12:30 - 16:30 

 

Fale
com a gente:)

Obrigado(a)

bottom of page