Candidatura do Rio e Niterói para sediar Jogos Pan-Americanos pode fazer com que projeto do metrô ligando as duas cidades saia do papel
- bruxellasproducoes
- 6 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Situados ambos às margens da Baía de Guanabara e ligados tanto por serviços de barcas quanto pela Ponte Rio-Niterói - que completou 50 anos de sua inauguração no dia 4 de março de 1974 – Rio de Janeiro e Niterói oficializaram na última terça-feira, dia 3, a pré-candidatura conjunta a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Em cerimônia na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram ao presidente do COB, Paulo Wanderley, uma carta compromisso formalizando o interesse.

Foto: Instagram @_ecoponte
Na tentativa de convencerem o COB a apresentar à PanAm Sports (organizadora dos Jogos) a candidatura Rio-Niterói como a oficial do país - superando a de São Paulo, oficializada no ano passado – Paes e Neves desejam viabilizar a implantação do antigo projeto da Linha 3 do Metrô, que ligaria São Gonçalo e Niterói ao Rio como legado do Pan de 2031, caso as duas cidades vençam a disputa pela organização do evento. Por esse projeto, o Metrô sairia do Rio para Niterói por meio de túnel subaquático cruzando a Baia de Guanabara, e entre Niterói e São Gonçalo poderia ser implantado um metrô subterrâneo ou de superfície. A responsabilidade pelo metrô é do governo do Estado e vem sendo discutido desde 1968. Em 2015, o projeto chegou a ser orçado em 2,57 bilhões de dólares. Tais valores, obviamente, seriam bem mais elevados agora.
Outro legado importante seria a construção da Vila Pan-Americana no Porto Maravilha, no Rio, que vem sendo revitalizado. Depois do evento, os edifícios da Vila seriam vendidos para a população, dando origem a uma espécie de novo bairro no Centro do Rio e próximo ao acesso à Ponte Rio-Niterói. O governador do Rio, Cláudio Castro, já anunciou quer irá enviar uma carta de apoio do Estado.
Além de Rio-Niterói e de São Paulo, a cidade de Assunção, capital do Paraguai, é a outra pré-candidata. O prazo para o COB decidir entre as duas candidaturas é 30 de janeiro, quando se encerram as inscrições, e já sob a liderança do novo presidente, Marco La Porta, eleito em outubro. Dessa eleição, tomarão parte 11 membros do COB. Se Rio-Niterói superar São Paulo, a candidatura dupla terá até abril para entregar um dossiê de como fazer o evento. Já a escolha da sede será em agosto de 2025 em assembleia da Panam Sports em Assunção.
O Rio tem sediado grandes eventos esportivos, recentemente, como os Jogos Pan-Americanos de 2007, Jogos Mundiais Militares de 2011, algumas partidas e a final da Copa do Mundo da Fifa-2014 e o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas de 2016. Por isso, já conta com o Maracanã, Estádio Nilton Santos (sede olímpica do atletismo), Maracanãzinho, Parques Olímpicos da Barra e de Deodoro, entre outras instalações. Niterói também cederia algumas de suas instalações esportivas, principalmente o Complexo Caio Martins. A cidade também tem forte tradição na prática do iatismo.
コメント