Quem gosta mesmo do esporte da bola laranja já deve estar esfregando as mãos de ansiedade e se planejando para assistir às partidas. Afinal, deu certo a campanha da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), e conforme foi anunciado neste sábado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), o Rio de Janeiro será uma das sedes do Pré-Olímpico Feminino da modalidade. A competição, classificatória para os Jogos de Paris-2024, terá lugar entre os dias 8 e 11 de fevereiro do ano que vem, no Rio, sede olímpica em 2016.
De acordo com o regulamento do processo classificatório, haverá quatro sedes de eventos pré-olímpicos. Além do Rio, serão disputados torneios semelhantes em Antuérpia, na Bélgica; Sopron, na Hungria; e Xi'an, na China. Nas Olimpíadas de Paris, o torneio olímpico contará com 12 participantes, incluindo os pré-classificados; França, país-sede, e Estados Unidos, campeões mundiais. Assim sendo, ao todo, nos quatro Pré-Olímpicos, serão distribuídas dez vagas na competição.
Foto: Divulgação/ FIBA
Em cada sede feminina, haverá um grupo de quatro equipes. Serão 16 seleções de todos os continentes na luta pelas dez vagas. Entretanto, os participantes em cada um desses torneios ainda não foram definidos. Três seleções vão se classificar em cada grupo, mas com um detalhe: nas chaves em que estiverem francesas e americanas, serão apenas duas vagas, cada. Assim, vale torcer para que nem França nem Estados Unidos caia no grupo brasileiro. Do contrário, a disputa ficará mais apertada.
A seleção brasileira se classificou para o Pré-Olímpico ao conquistar a AmeriCupW, a versão feminina da Copa América, disputada no México, em julho. O empenho da CBB em trazer uma das chaves do Pré-Olímpico para o território nacional é uma tentativa de pavimentar o retorno da equipe nacional às Olimpíadas, o que não ocorre desde a Rio-2016, quando, mesmo atuando em casa, obteve o modesto nono lugar. A melhor participação feminina verde e amarela nos Jogos Olímpicos se deu em Atlanta-1996. Na ocasião, o grupo que havia sido campeão mundial na Austrália em 1994 conquistou a medalha de prata. Quatro anos depois, em Sydney-2000, novo pódio, desta vez com o bronze.
O anúncio da Fiba foi feito neste sábado, em Manilla, nas Filipinas, sede da Copa do Mundo masculina - junto com Indonésia e Japão -, que terá sua final neste domingo, entre Alemanha e Sérvia.
As sedes dos Pré-Olímpicos masculinos, por sua vez, previstos para serem disputados em julho com 24 seleções, somente serão anunciadas em novembro.
Comentários