A pivô brasileira Kamilla Cardoso, de 23 anos, atleta do Chicago Sky, foi eleita para o quinteto ideal de novatas da WNBA (liga profissional feminina de basquete dos Estados Unidos) da temporada 2024/2025. Antes de Kamilla, a única brasileira a participar da temporada inaugural da WNBA, em 1997, foi Janeth Arcain, medalhista olímpica nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000.
Em seu primeiro ano de WNBA, a mineira de Montes Claros disputou 32 partidas, obtendo médias de 9,8 pontos, 7,9 rebotes, 1,7 assistências e 1,4 tocos, além de 27,4 minutos por partida. Além disso, a brasileira alcançou sete duplo-duplos e foi eleita a melhor jogadora do mês de setembro. Seu recorde de pontos numa só partida na liga foi o de 22 pontos contra o Minnesota Lynx, em setembro.
Foto: Divulgação/Chicago Sky
A seleção das novatas inclui, além de Kamilla, a armadora Caitlin Clark, do Indiana Fever, as alas Leonie Fiebich, do NY Liberty, e Rickea Jackson, do Los Angeles Sparks, e a ala-pivô Angel Reese, companheira da brasileira no Chicago Sky. Caitlin, por sua vez, foi eleita a melhor novata da temporada de 2024 da WNBA, recebendo 66 dos 67 votos do painel nacional de profissionais de imprensa e transmissão.
Nos Estados Unidos, passou quatro anos no basquete universitário, em Syracuse e na South Carolina, pela qual foi bicampeã na NCAA, a liga norte-americana de esportes universitários. Na final de 2023, contra a Universidade de Iowa, foi escolhida a melhor jogadora da final contra Iowa, com duplo-duplo de 15 pontos e 17 rebotes.
Graduada em Psicologia, Kamilla foi a terceira escolha do WNBA Draft. Embora o Chicago não tenha conseguido chegar aos playoffs, a pivô tornou-se a brasileira com mais duplos-duplos numa só temporada, também no mês de setembro.
Pela seleção brasileira, a mineira vem atuando desde 2021, quando fez parte do elenco medalhista de bronze na Copa América em Porto Rico. Após o ouro e o título de MVP (Melhor Jogadora) no Sul-Americano de 2022, na Argentina, colaborou com a equipe nacional na Copa América do México, em 2023. Lá, foi eleita a Melhor Jogadora e obteve as médias de 10,9 pontos e 8,3 rebotes por jogo. Na grande final, contra os Estados Unidos, registrou um duplo-duplo de 20 pontos e 11 rebotes nos 69 a 58 sobre as americanas.
Entretanto na seletiva para as Olimpíadas de Paris-2024, disputada no começo deste ano, em Belém, o Brasil perdeu o jogo decisivo para a Alemanha, ficando de fora dos Jogos da capital francesa. Kamilla não foi bem. Excluída pela quinta falta, se considerou a culpada pela eliminação, embora tenha sido isentada da responsabilidade pelas companheiras da seleção. De toda forma, foi escolhida para o time ideal do campeonato, especialmente por ter liderado a competição em rebotes.
Comments